FAO em São Tomé e Príncipe

Programa televisivo “Cumé Di Quinté Nón” apresenta vídeo-aulas sobre os processos de produção do maquêquê (solanun macrocarpon)

© FAO/Ody Mpouo

29/12/2020

29 de dezembro de 2020, São Tomé – O programa televisivo “Cumé Di Quinté Nón” (alimento produzido no nosso quintal), dedicou o seu terceiro episódio aos processosde produção do maquêquê (solanun macrocarpon) e também sobre as propriedades nutricionais do referido vegetal.

Durante o programa foi explicado a forma como a terra deve ser preparada para o plantio do maquequê, o que implica a profundidade do buraco e a distância entre as plantas, qual o melhor período para se plantar a mesma, a forma como deve ser feita a rega da planta e o tempo que a mesma leva a produzir.

Num outro momento, falou-se das propriedades nutricionais da planta (seus frutos e folhas), para depois passar aos depoimentos dos cidadãos nacionais, sobre o uso e consumo da referida planta em São Tomé e Príncipe.

Recorde-se que o Programa “Cumé Di Quinté Nón”, é um programa educativo, com foco no domínio da agricultura, horticultura, da segurança alimentar e nutricional e de práticas alimentares saudáveis, visando promover a fome zero em São Tomé e Príncipe (STP), sobretudo no atual contexto da Covid-19.

O referido programa é uma colaboração entre FAO e o Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe (MAPDR).