FAO em São Tomé e Príncipe

Estudo do setor dos produtos do mar em São Tomé e Príncipe - Dinâmica e mudanças correntes no setor: Parte 2

© FAO/Ody Mpouo

20/01/2021

20 de janeiro de 2021, São Tomé –  O Comitê de Pesca é um órgão subsidiário do Conselho da FAO estabelecido em 1965 pela Conferência da FAO.

É o único espaço intergovernamental global em que os membros da FAO se reúnem para analisar e discutir questões e desafios relacionados à pesca e à aquicultura.

O COFI é único no sentido de que fornece regularmente recomendações e orientações globais para governos, órgãos regionais de pesca, organizações da sociedade civil e atores do setor privado e da comunidade internacional.

Pesca em São Tomé e Príncipe

No quadro do apoio do Programa de Cooperação Técnica da FAO – Melhoria da comercialização dos produtos haliêuticos em São Tomé e Príncipe, um estudo foi realizado, onde o setor foi diagnosticado.

Dinâmica e mudanças correntes no setor              

Um crescimento das capacidades de pesca em sintonia com um crescimento do número de palaiês nas actividades de pós-captura.

Provavelmente, este movimento está ligado ao caráter refúgio do sector das pescas para numerosas pessoas num contexto onde as alternativas de emprego são muito fracas  e onde os rendimentos tirados das actividades da pesca são atractivos comparativamente a outros sectores de actividades (exemplo agricultura).

Este artigo é baseado num estudo efetuado em 2017 sobre a “Melhoria da comercialização dos produtos haliêuticos em STP”, o referido estudo foi publicado em 2019.