FAO em São Tomé e Príncipe

Início da colheita de cenoura no quadro do Cumé Di Quinté Nón

© FAO/Ody Mpouo

09/03/2021

09 de março de 2021, São Tomé – No quadro do programa Cumé Di Quinté Nón (alimento produzido no nosso quintal), foi dado o início da colheita da cultura de cenoura, no campo de produção de Canavial, situado no Distrito de Lobata.

A referida cultura foi lançada há três meses e os resultados obtidos na colheita, corresponderam todas as expectativas.

Essa colheita servirá agora para reforçar a segurança alimentar e nutricional da população carcerária do país em tempos da pandemia da Covid-19, e o remanescente poderá ser vendido no mercado interno, contribuindo dessa forma para suprir outras necessidades internas da instituição.  

A cenoura é um vegetal muito utilizado na culinária local em diversos pratos, podendo ser comida crua ou cozida e utilizada em várias receitas.

O Programa “Cumé Di Quinté Nón”, é um programa educativo, com foco no domínio da agricultura, horticultura, da segurança alimentar e nutricional e de práticas alimentares saudáveis, visando promover a fome zero em São Tomé e Príncipe (STP), sobretudo no atual contexto da Covid-19.

O referido programa é uma colaboração entre FAO e o Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe (MAPDR).