FAO em São Tomé e Príncipe

Pelo reforço da resiliência e transformação dos sistemas alimentares na África Central

© FAO

17/03/2021

13ª Reunião da Equipe Multidisciplinar do Escritório Sub-regional para a África Central, de 30 a 31 de março de 2021 por videoconferência.

De 30 a 31 de março de 2021, o Escritório Sub-Regional da FAO para a África Central e as 8 Representações dos Países estão organizando sua 13ª Reunião da Equipe Multidisciplinar (MDT). Este encontro, cujos trabalhos decorrerão por videoconferência, centra-se no tema “Reforço da resiliência e transformação dos sistemas alimentares face à pandemia Covid-19 e seus impactos na segurança alimentar e nutricional”.

Como um lembrete, mais de 51,9 milhões de pessoas passam fome na África Central e a situação nutricional dos grupos mais vulneráveis ​​provavelmente se deteriorará ainda mais devido aos efeitos socioeconômicos e de saúde da pandemia Covid-19. A atual crise de saúde destaca os desafios existentes nos sistemas alimentares e ressalta a necessidade de melhorar a resiliência das cadeias de abastecimento de alimentos e dos sistemas alimentares em geral. Estudos recentes apontam para uma deterioração preocupante da insegurança alimentar aguda em países que já sofrem de outras crises, como conflitos, mudanças climáticas, pragas e doenças transfronteiriças.

Assim, a Reunião da Equipe Multidisciplinar, que constitui uma estrutura legal para intercâmbios sobre as principais preocupações atuais, permitirá que funcionários e especialistas do Escritório Sub-regional da FAO para a África Central e escritórios nos países, bem como representantes do governo, comunidades econômicas sub-regionais, instituições especializadas, sociedade civil e setor privado para abordar estratégias que irão fortalecer a resiliência e melhorar os sistemas alimentares em face dos desafios criados pela pandemia Covid-19. Os países abrangidos por este Gabinete são: Camarões, Congo, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe e Chade.

A reunião será organizada em torno de quatro (4) sessões temáticas, precedidas de uma sessão de alto nível marcada por uma discussão sobre a Cúpula Mundial das Nações Unidas sobre Sistemas Alimentares e as prioridades da sub-região. Vários especialistas da FAO e organizações parceiras irão moderar as sessões.

Esta reunião anual, a 13ª desse tipo, explorará oportunidades para mobilizar parcerias e recursos para, em conjunto, enfrentar os desafios de fortalecer a resiliência de instituições, famílias e indivíduos em face da pandemia Covid-19. As soluções e recomendações resultantes possibilitarão uma melhor adaptação e apoio às transformações dos sistemas alimentares na África Central para torná-los mais resilientes, inclusivos e sensíveis ao gênero e à nutrição.

Versão portuguesa da notícia original presente no seguinte link: http://www.fao.org/africa/news/detail-news/fr/c/1382596/