FAO em São Tomé e Príncipe

Início da colheita do amendoim e do feijão-verde no quadro do Cumé Di Quinté Nón

© FAO/Ody Mpouo

19/03/2021

19 de março de 2021, São Tomé – Após três meses do seu lançamento, o programa Cumé Di Quinté Nón (alimento produzido no nosso quintal), continua a corresponder todas as expectativas.

Na última semana, foram realizadas as colheitas das culturas do amendoim e feijão-verde no campo de produção de Canavial, situado no Distrito de Lobata.

Sendo alimentos bastante populares na dieta alimentar dos santomenses utilizados na confeção de vários pratos, os mesmos irão reforçar a segurança alimentar e nutricional da população carcerária do país, sobretudo no contexto atual causado pela Covid-19.

O feijão-verde possui vários benefícios nutricionais, sendo dotado de fibras, vitaminas, minerais e alguns carboidratos e dada a quantidade de antioxidantes o mesmo fornece também benefícios cardiovasculares.

Já o amendoim por sua vez, é uma leguminosa rica em gorduras saudáveis, como o ômega-3, que ajudam na diminuição da inflamação no corpo e possui vários benefícios como a prevenção do aparecimento de doenças cardiovasculares.

O Programa “Cumé Di Quinté Nón”, é um programa educativo, com foco no domínio da agricultura, horticultura, da segurança alimentar e nutricional e de práticas alimentares saudáveis, visando promover a fome zero em São Tomé e Príncipe (STP), sobretudo no atual contexto da Covid-19.

O referido programa é uma colaboração entre FAO e o Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe (MAPDR).