FAO em São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe celebra Dia Internacional das Florestas no contexto da Covid-19

© FAO/Ody Mpouo

22/03/2021

22 de março de 2021, São Tomé – No último domingo, São Tomé e Príncipe e o mundo celebraram mais um 21 de março, dia Internacional das Florestas.

 “Restauração florestal - Um caminho para a recuperação e o bem-estar”,  tema inserido no contexto da Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas (2021 - 2030), foi o lema das celebrações deste ano.

Pese as restrições impostas pela Covid-19 em São Tomé e Príncipe, a FAO e alguns parceiros, nomeadamente, a Direção das Florestas e Biodiversidade, e a Câmara Distrital de Água Grande, levaram a cabo, uma ação de plantio de árvores, em algumas artérias da capital.

Devido à importância da ação, estiveram presentes, o Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, o Ministro da Defesa e Ordem Interna, o Presidente da Câmara Distrital de Água Grande, o Assistente ao Representante da FAO e o Diretor das Florestas e Biodiversidade, bem como técnicos do ministério da agricultura.

O Presidente da Câmara Distrital de Água Grande, José Maria Fonseca, congratulou-se com a iniciativa e prometeu dedicar toda a atenção as árvores ora plantadas.

Na sua intervenção, o Ministro da Agricultura, Francisco Ramos, disse que a salvaguarda da floresta, é uma problemática nacional.

Enquanto que o Assistente ao Representante da FAO, enalteceu a importância da comemoração desta data no país.

Com esta ação, espera-se que essas árvores possam a longo e curto prazo, oferecer sombra e diminuir a temperatura na cidade.