FAO em São Tomé e Príncipe

FAO promove almoço de Páscoa no quadro do Cumé Di Quinté Non

© FAO/Ody Mpouo

05/04/2021

05 de abril de 2021, São Tomé – Foi realizado neste domingo, um almoço de Páscoa nos Serviços Prisionais e de Reinserção Social (SPRS).

O referido almoço surge no âmbito das atividades referentes a iniciativa Cumé Di Quinté Non (alimento produzido no nosso quintal), e teve como objetivo, a confeção de uma refeição, com os produtos produzidos pelos detentos, dentro da referida iniciativa.

A refeição confecionada, foi o calulú, um prato típico nacional que está sempre presente em grandes celebrações no país, como foi o caso da Páscoa.

Respeitando todas as medidas, dado o contexto da pandemia, o almoço decorreu num clima de harmonia, tendo contado com a presença de alguns membros do staff da FAO/STP e oficiais dos Serviços Prisionais e de Reinserção Social. A mesma refeição, foi servida aos prisioneiros.

Por último, o chefe de produção dos SPRS, teceu algumas palavras de agradecimento a FAO, pela iniciativa Cumé Di Quinté Non, que irá reforçar a segurança alimentar e nutricional da população carcerária do país, sobretudo no contexto atual causado pela Covid-19.

O Programa “Cumé Di Quinté Nón”, é um programa educativo, com foco no domínio da agricultura, horticultura, da segurança alimentar e nutricional e de práticas alimentares saudáveis, visando promover a fome zero em São Tomé e Príncipe (STP), sobretudo no atual contexto da Covid-19.

O referido programa é uma colaboração entre FAO e o Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe (MAPDR).