FAO em São Tomé e Príncipe

FAO realizará uma formação de facilitadores e extensionistas na abordagem de escolas de campo, produção integrada e técnicas de proteção, nutrição e uso sustentável dos recursos hídricos

© FAO/Ody Mpouo

15/06/2021

15 de junho de 2021, São Tomé - No âmbito do Projecto Apoio à capitalização e valorização de produções hortícolas para a segurança alimentar e nutricional em São Tomé e Príncipe”.

O Escritório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em São Tomé e Príncipe, realizará entre os dias 22 e 28 de junho, pelas 08h00 no CATAP, uma formação de facilitadores e extensionistas na abordagem de escolas de campo, produção integrada e técnicas de proteção, nutrição e uso sustentável dos recursos hídricos.

O objetivo da formação, será capacitar os 15 facilitadores e 20 agentes das escolas de campo que trabalham na extensão, para poderem garantir assistência técnica regular e sustentável, e apoio às atividades de produção agrícola e consumo de alimentos nas comunidades-alvo do projeto, e compartilhar seus conhecimentos para aumentar a produção sustentável de alimentos e sensibilizar as comunidades sobre a necessidade de adoção de boas práticas de produção, pós-colheita, consumo e diversificação alimentar.

Durante as sessões de formação serão abordados os seguintes temas:

- Escolas de campo para agricultores vs vulgarização;

- Principais caractéristicas das ECA e as difernetes fases das ECA;

- Integração da nutrição nas ECA;

- Diversificação da produção de alimentos e valorização dos produtos alimentares locais de bom valor nutricional;

- Promoção de uma alimentação saudável e variada;

- Análise do sistema agroecológico (ASAE) sua importância;

- Gestão integrada da produção agrícola e pragas vs. Práticas agrícolas;

- Parcela de estudo, sua importância nas CEP e sua instalação;

- Análise económica da ECA e sua importância;

- Irrigação e sua importância na produção agrícola;

- Impacto da irrigação na nutrição, saúde e género;

- Sistemas de irrigação;

- Reforço das capacidades organizacionais das comunidades agrícolas e rurais para uma melhor nutrição face dos problemas socioculturais e de género;

- Importância do armazenamento, conservação, transformação de produtos agroalimentares locais na nutrição;

- As várias técnicas melhoradas de armazenamento, preservação e transformação de produtos locais e exemplos de alguns produtos acabados de boa qualidade nutricional.

O Projecto “Apoio à capitalização e valorização de produções hortícolas para a segurança alimentar e nutricional em São Tomé e Príncipe”, visa promover o desenvolvimento agrícola, fortalecendo as capacidades do país no enquadramento técnico através da abordagem Escolas de Campo para Agricultores (ECA ou CEP, da sigla francesa “Champs Écoles des Producteurs”) e promover o consumo de frutas e vegetais para um melhor estado nutricional da população.

Mais especificamente, trata-se de:

1. Reforçar os currículos de formação necessários tendo em conta: várias inovações ou alternativas ao uso de pesticidas químicos convencionais; a diversificação dos sistemas de produção; a gestão integrada da fertilidade dos solos e pequena irrigação; e, a conservação de inimigos naturais associados às pragas de culturas;

2. Contribuir para o reforço de capacidades dos atores locais na utilização da base de dados HORTIVAR para melhorar a escolha de variedades adaptadas para melhorar a produtividade;

3. Permitir que aos atores beneficiários do projecto identifiquem as variedades mais adequadas, as mais nutritivas e as mais economicamente rentáveis, para a sua extensão/vulgarização nas áreas de produção nacionais em que sejam adequadas.