FAO em São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe junta-se ao movimento SUN

© SUN

16/06/2021

16 de junho de 2021, São Tomé – Desde o dia 10 de junho do corrente ano, São Tomé e Príncipe passou a fazer parte do movimento SUN, numa solicitação feita pelo Governo, através do Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, Francisco Ramos, depois de ter beneficiado de uma sessão introdutória ao movimento, sua visão, princípios, processos e abordagens principais.

O Movimento para o reforço da Nutrição (SUN) é um órgão especial que fundamenta o seu trabalho no princípio de que todas as pessoas têm direito à alimentação e à boa nutrição.

O movimento reúne pessoas desde governos, sociedade civil, Nações Unidas, doadores, empresas e o mundo da pesquisa – em uma ação coletiva para melhorar a nutrição.

Segundo o Ministro da Agricultura, a segurança alimentar e nutricional da população de São Tomé e Príncipe, é uma preocupação do governo, que foi corroborado pelos relatórios de 2014 e 2019 de pesquisas sequenciais com múltiplos indicadores (MICS), produzidos pelo UNICEFF e cujos resultados na desnutrição infantil despertam temores cada vez maiores para o desenvolvimento futuro do país. Um cenário não muito promissor que poderia ainda transmitir uma realidade mais difícil, caso os dados mais recentes existissem.

Dentro desse contexto, o Governo não se mostrou indiferente e contactou os seus parceiros para alcançar o objetivo “Fome Zero” mais rapidamente. Neste sentido, São Tomé e Príncipe está firmemente engajado a reforçar os investimentos em favor da nutrição.

O minsitro mencionou a FAO como um dos parceiros técnicos e financeiros que acompanhará o governo na dinâmica SUN e o ajudará a levar os seus esforços combinados ainda mais longe, para fazer avançar os indicadores nutricionais e obter os resultados sustentáveis em matéria de nutrição, para a população de São Tomé e Príncipe.

Com essa adesão, São Tomé e Príncipe espera partilhar experiências e obter apoio da comunidade internacional, para reforçar eficazmente os programas contra a subnutrição.