FAO em São Tomé e Príncipe

O Ministro da Agricultura preside a cerimónia de encerramento da formação de animadores e extensionistas

© FAO/Ody Mpouo

02/07/2021

02 de julho de 2021, São Tomé - Terminou no CATAP, uma formação de seis dias, destinada aos animadores e extensionistas. A ação de formação teve como objetivo, garantir assistência técnica regular e sustentável, e apoio às atividades de produção agrícola e consumo de alimentos nas comunidades-alvo do projeto, e compartilhar conhecimentos para aumentar a produção sustentável de alimentos e sensibilizar as comunidades sobre a necessidade de adoção de boas práticas de produção, pós-colheita, consumo e diversificação alimentar.

Segundo um dos participantes, a referida formação veio em boa hora, tendo em conta a inovação no campo agrícola. O formando referiu que São Tomé e Príncipe tem terras férteis para uma boa prática agrícola, por isso essa formação é muito importante, porque a mesma vem munir os agricultores de conhecimentos técnicos para estarem aptos na produção em grande escala de uma forma organizada e qualificada.

Em representação da FAO/STP, Bárbara Campos, Assistente do Programa, agradeceu aos formadores e consultores pelo conhecimento partilhado, e os participantes pelo empenho demostrado durante toda a formação, aproveitando também para agradecer o Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, através da Direção da Agricultura, que tem permitido a realização de todas essas actividades no país.

Barbara Campos pediu aos particpantes que apliquem os conhecimentos ora aprendidos no seu quotidiano, de forma que as escolas de campo possam florescer no país, e os desafiou a aplicarem técnicas agrícolas sustentáveis para que o país tenha um desenvolvimeto agrícola que traga frutos no futuro.  

O Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, foi quem fez o encerramento da sessão de formação.

Francisco Ramos falou da importância que atribui à actividade de “extensão rural”, visto que os extensionistas são a ferramenta que contribui de forma significativa para alavancar a economia podendo também propocionar o bem-estar de uma nação.

O Ministro exortou aos participantes a partilharem os conhecimentos obtidos, com o objetivo de contribuir para o aumento da produção de alimentos locais e sensibilizar os agricultores para que adoptem boas técnicas de produção de alimentos nutritivos e saudáveis para os consumidores.

A referida formação foi organizada pelo Escritório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em São Tomé e Príncipe, e realizou-se no âmbito do “Projecto Apoio à capitalização e valorização de produções hortícolas para a segurança alimentar e nutricional em São Tomé e Príncipe”.