FAO em São Tomé e Príncipe

FAO incentiva produção hortícola em São Tomé e Príncipe

© FAO/Ody Mpouo

12/07/2021

12 de julho de 2021, São Tomé – A entrega efectuada ao Governo santomense de 100 quilos de sementes de alface, cebola, cenoura, couve, repolho, tomate, salsa e pimentão, pela FAO, no quadro do projecto de cooperação técnica denominado “Promoção da produção de géneros alimentícios  produzidos localmente, em resposta à Covid-19 em São Tomé e Príncipe”, incentivará a produção hortícola no país. A afirmação foi do Ministro da Agricultura Pescas e Desenvolvimento Rural, Francisco Ramos.

Segundo o ministro, o apoio da FAO garantiu o stock de sementes para um ano no país, o que irá incentivar o aumento da produção hortícola, e considerou esse facto como um motivo de alegria.

Francisco Ramos também fez um apelo a conservação dessas mesmas sementes pela instituição responsavél, citando que o objetivo do Governo é ter uma produção permante, regular e com baixo preço.

Argentino Pires dos Santos, Assistente ao Representante da FAO/STP, disse que estas sementes constituem o primeiro lote e que está previsto o financiamento para que o governo produza localmente os materiais vegetais necessários para continuação da campanha, pelo Centro de Investigação Agronômica e Tecnológica (CIAT) através da Base Experimental de Culturas Alimentares e Frutícolas (BECAF), para garantir a segurança alimentar e nutricional em São Tomé e Príncipe.