FAO em São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe beneficia de Missão de apoio para a implementação de alguns projetos

© FAO/Ody Mpouo

05/08/2021

05/08/2021, São ToméNo quadro da implementação do “Projeto de apoio à capitalização e promoção da produção hortícola para segurança alimentar e nutricional em São Tomé e Príncipe”, e do Projeto “Apoio à determinação das características dos solos agrícolas de São Tomé e Príncipe”, o Escritório Sub-regional da FAO para África Central, autorizou a realização de uma missão de apoio para a implementação dos referidos projetos.

De forma concreta, o objetivo geral dessa missão será de avançar as atividades da componente de irrigação do Projeto, permanecendo dentro da realidade e dentro dos limites do orçamento planejado. Esta missão também apoiará e acompanhará as atividades do projeto Apoio à determinação das características dos solos agrícolas de São Tomé e Príncipe.

A missão realizará sessões de trabalho com o Consultor Nacional de Irrigação para:

- Atualizar o plano de ação e as atividades previstas para esta componente, após atualizar as informações disponíveis e analisar as necessidades;

- Atualizar a lista de necessidades de equipamentos de irrigação, especificações técnicas, e explorar soluções / opções existentes e o custo para sua aquisição e o processo de compra;

- Realizar visitas in loco aos cinco (05) locais selecionados para a demonstração de sistemas de irrigação inovadores, a fim de melhor avaliar as necessidades em termos de reabilitação e construção de infraestrutura de irrigação, e fazer propostas de reajustes.

No que toca ao Projeto do Solo, será particularmente:

- Consultar as intervenções da companhia de telecomunicações relativas à instalação de fibra ótica;

- Fazer o inventário das amostras de solo armazenadas no laboratório de solos do CIAT;

- Discutir com os stakeholders a contratação de consultores para a formação online, a finalização das análises físico-químicas dos solos e o relatório final do projeto com os mapas.

Recorde-se que a situação da Covid-19 em São Tomé e Príncipe está sob controlo, e algumas agências sediadas em Libreville já retomaram as suas missões.