FAO em São Tomé e Príncipe

Retornando do COVID-19, os líderes mundiais dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEIDS) se reúnem para promover a realização dos ODS

© FAO

10/08/2021

A rápida absorção da digitalização e inovação vista como a chave

10/08/2021 – A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) está convocando um fórum virtual de líderes mundiais dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEIDS) em um grande impulso para ajudar seus membros a recuperar o ímpeto para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), gravemente afetados pela pandemia global, formas tridimensionais contínuas de desnutrição e perigos naturais cada vez mais extremos relacionados às mudanças climáticas.

A FAO organizará o Fórum de Soluções SIDS, de 30 a 31 de agosto, co-organizado pelo Governo de Fiji e em parceria com a União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Estarão presentes Chefes de Estado e de Governo e outros representantes nacionais dos países da PEIDS no Pacífico, África e Américas. Espera-se que os ministros que detêm carteiras governamentais importantes relacionadas à agricultura, alimentação, nutrição, meio ambiente, saúde e TIC participem e desempenhem papéis de liderança - assim como o setor privado, a sociedade civil e outros - no compartilhamento de soluções replicáveis.

O caso especial para um Fórum de Soluções PEIDS

Embora o Covid-19 tenha afetado vidas e meios de subsistência em muitos países ao redor do mundo, os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEIDS) foram atingidos de forma especialmente dura. Muitos que dependiam fortemente do turismo foram forçados a fechar suas fronteiras, perdendo receitas tão necessárias, enquanto que indivíduos e famílias perdiam a sua renda. Mesmo antes da pandemia, os países PEIDS, em particular, estavam enfrentando outros desafios, como desastres naturais frequentes, terra arável limitada, dependência da agricultura de pequena escala, importações caras e uma alta prevalência de doenças não transmissíveis, como doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Todas essas questões prejudicaram seu progresso em direção ao cumprimento das metas dos ODS para 2030.

O Fórum de Soluções PEIDS cria um espaço para líderes governamentais, parceiros de desenvolvimento, agricultores, pescadores, profissionais e líderes de desenvolvimento comunitário, empresários, mulheres e jovens para discutir, compartilhar, promover e encorajar soluções locais e importadas para responder aos desafios colocados pela Covid-19, e vários daqueles que existiam antes da pandemia. O objetivo final é acelerar o cumprimento dos ODS relacionados à agricultura, alimentação e nutrição em SIDS. 

Digitalização e inovação - um importante caminho a seguir para PEIDS rumo a 2030

As tecnologias digitais estão transformando os sistemas agroalimentares. Embora este seja um desenvolvimento importante em todos os lugares, é de grande importância para áreas remotas como PEIDS. A expansão das tecnologias móveis, serviços de sensoriamento remoto e computação distribuída já estão melhorando o acesso dos pequenos proprietários a informações, insumos e mercados, aumentando a produção e a produtividade, simplificando as cadeias de suprimentos e reduzindo os custos operacionais.

A robótica, juntamente com a inteligência artificial (AI), são exemplos de como a inovação digital auxilia os agricultores no manejo de rebanhos e plantações. A inovação digital tem o potencial de desbloquear oportunidades de emprego, reduzir a divisão rural e capacitar jovens e mulheres para o acesso à informação, tecnologia e mercados.

Compartilhar essas inovações digitais em rápida evolução acelerará o progresso em direção ao cumprimento dos ODS em PEIDS. Portanto, o Fórum de Soluções PEIDS lançará uma plataforma de troca de conhecimento para incubar, promover, ampliar e replicar ideias cultivadas localmente para acelerar a realização de agricultura, alimentação, nutrição, meio ambiente e saúde.