FAO em São Tomé e Príncipe

FAO apoia capacitação de agricultores e técnicos do Ministério da Agricultura

© FAO/Ody Mpouo

03/11/2021

03 de novembro de 2021, São Tomé – Teve lugar no CATAP,  uma ação de formação no quadro “Projeto de Cooperação para o Desenvolvimento das Capacidades do Centro de Competências para a Agricultura Familiar Sustentável na Comunidade de Países de Língua Portuguesa”, financiado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Nesta que é a segunda fase do projeto, haverá 6 ações de formações, todas elas ligadas a agricultura e destinada aos agricultores e os técnicos do Ministério da Agricultura.

No total serão capacitados 150 formandos na área da agroecologia, com o  objetivo de formar agricultores de forma que os mesmos possam produzir de forma sustentável, para erradicarem a fome no país.

Ainda na ação de formação, os formandos foram visitados pelo Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, Francisco Ramos, que dirigiu algumas palavras aos mesmos.

 Fortalecer a agricultura familiar com base nos conceitos da Agroecologia, é a solução apontada pela sociedade civil, governos locais e organizações internacionais para combater a fome e a pobreza na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e alcançar assim o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS 2), até 2030. O Centro de Competências para a Agricultura Familiar Sustentável (CCAFS), concretiza uma ação conjunta estratégica de criação de uma rede de cooperação no espaço da CPLP para a construção de sistemas alimentares sustentáveis, resilientes e justos.