FAO em São Tomé e Príncipe

FAO entrega vacinas contra doenças aviárias ao Governo

© FAO/Ody Mpouo

04/11/2021

04 de novembro de 2021, São Tomé – A FAO entregou ao Governo de São Tomé e Príncipe, 160 mil doses de vacinas contra doenças aviarias, sobretudo as doenças que atacam as galinhas no período da gravana (época seca) e chuva, no âmbito da implementação do projeto “Reforço das capacidades nacionais em gestão da saúde animal e inspeção de produtos animais e de origem animal”, financiado pela FAO e executado pela Direção da Pecuária do Ministério da Agricultura Pescas e Desenvolvimento Rural.

Essas vacinas serão utilizadas pelos auxiliares que foram formados no âmbito do referido projeto, com o objetivo de retomar a campanha de vacinação das aves a nível nacional.

O Assistente ao Representante do FAO em STP, disse esperar que com esta ajuda o país possa melhorar a sua qualidade nutricional, e aproveitou para falar de outros projetos que a FAO tem em carteira para ajudar o governo a desenvolver, no que toca a questão de saúde animal.

Na ocasião, Argentino Pires dos Santos aproveitou para apelar as instituições competentes a fazerem boa gestão destas vacinas.

A Diretora da Pecuária, disse que esta oferta servirá para atender os criadores de aves no país, e realçou a formação de 10 formadores realizada no âmbito do projeto, para formarem os agentes comunitários, que chegam aos 80 atualmente.

Natalina Vera Cruz prometeu fazer todos os possíveis, para que todas as aves em São Tomé e Príncipe, sejam vacinadas, para evitar doenças que as atacam, evitando assim a mortalidade das mesmas.

O Ministro de Agricultura Pescas e Desenvolvimento Rural, agradeceu a FAO pela entrega prometendo fazer boa gestão das referidas vacinas, e acrescentou que estas constituem o alicerce do acordo assinado entre o ministério da agricultura e a FAO.

 No ato, Francisco Ramos explicou também como será feita a distribuição dessas vacinas aos beneficiários.

Na cerimónia, também estiveram presentes Diretores e técnicos do Ministério da Agricultura.