FAO em São Tomé e Príncipe

Missão da FAO na Região Autónoma do Príncipe, visita matadouro local

© FAO/Ody Mpouo

29/11/2021

29 de novembro de 2021, São Tomé – A missão da FAO na Região Autónoma do Príncipe (RAP), efetuou uma visita ao matadouro local, com o objetivo de recolher informações e avaliar as condições do espaço, de forma a identificar os problemas existentes, para que um orçamento da reabilitação do espaço seja elaborado.

Sendo a pecuária uma das áreas do mandato da FAO, e a segurança sanitária dos alimentos, uma das prioridades da organização, é de todo interesse que o referido espaço reúna às melhores condições para que o abate dos animais seja feito, respeitando todas as regras sanitárias, proporcionando o consumo de carnes de forma saudável, e que sigam as normas alimentares que visam proteger a saúde dos consumidores e garantir práticas justas no comércio de alimentos.

Os princípios gerais de higiene alimentar, fornecem uma base sólida para garantir a higiene alimentar e devem ser usados ​​em conjunto com cada código específico de prática higiénica, conforme apropriado, bem como as diretrizes que regem os critérios microbiológicos, e aplicam-se à cadeia alimentar desde a produção primária até o consumo final, indicando os controles de higiene que devem ser realizados em cada etapa.

Com este matadouro operacional, permitirá que o consumo de carnes na RAP, seja feito de forma segura, respeitando todas as normas de higiene.

Recorde-se que de 24 a 29 de novembro deste ano, a FAO realizou um workshop sobre a inspeção sanitária dos alimentos em São Tomé.

A Região Autónoma do Príncipe, é uma divisão administrativa autónoma da República Democrática de São Tomé e Príncipe. A referida região foi fundada em 1995 e abrange a ilha do Príncipe e várias pequenas ilhas desabitadas ao seu redor, com uma área de 142 m².