FAO em São Tomé e Príncipe

Missão da FAO na RAP visita Terra Prometida

© FAO/Ody Mpouo

29/11/2021

29 de novembro de 2021, São Tomé – Ainda no quadro da visita da FAO a Região Autónoma do Príncipe, a equipa deslocou-se a “Terra Prometida”, um projeto de reassentamento sustentável da comunidade de Sundy, com um total de 27 hectares divididos em 4 áreas, onde estão sendo construídas 133 habitações para albergar as famílias da referida comunidade, numa área posta a disposição pelo Governo.

Sendo que a maioria dos agregados familiares que serão transferidos para a Terra Prometida, são pessoas do meio rural, onde se incluem agricultores, criadores de animais e pescadores, a visita da missão FAO pretendeu ver de perto às condições do local para definir o tipo de assistência que será dada no apoio a essas famílias.

Durante a visita, a missão da FAO também escutou igualmente as famílias beneficiárias, de forma a conhecer as suas preocupações e necessidades.

Após a recolha desses dados no terreno, a organização já terá elementos suficientes para finalizar a nota conceptual que será submetida para o financiamento.

Sendo que é a primeira vez que a FAO vai realizar um projeto de assistência técnica para uma região específica do país, a organização espera que haja apropriação do governo regional, sobre o referido projeto.

A assistência da FAO se centrará nas áreas da agricultura, pescas e pecuária.

A Região Autónoma do Príncipe, é uma divisão administrativa autónoma da República Democrática de São Tomé e Príncipe. A referida região foi fundada em 1995 e abrange a ilha do Príncipe e várias pequenas ilhas desabitadas ao seu redor, com uma área de 142 m².