FAO em São Tomé e Príncipe

Primeira reunião do grupo GTSA-ACHA realizada sob a co-presidência da FAO

© FAO/Ody Mpouo

10/11/2021

10 de novembro de 2021, São Tomé – Foi realizado o sexto encontro de Coordenação dos Parceiros de Desenvolvimento do Sector Agrícola de São Tomé e Príncipe (GTSA-ACHA), e que contou com a participação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO, como Co-presidente da referida plataforma.

No discurso de abertura, o Coordenador Sub-Regional da FAO para África Central e Representante para Gabão e São Tomé e Príncipe, Hélder Muteia, disse que a realidade tem demonstrado que esta plataforma constitui um mecanismo relevante para partilhar visões, lições e perspetivas para o trabalho conjunto, e que o seu carácter consultivo permite ainda estabelecer pontes e gerar sinergias em prol do desenvolvimento agro-alimentar no país.

Segundo a Coordenadora Residente interina das Nações Unidas, Katerzina Wawiernia, quando se aborda o tema da promoção do sector primário, é importante referir que o que está verdadeiramente em causa, é o compromisso de enfrentar um dos maiores desafios globais e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável que é a Erradicação da Pobreza e atingir o desafio Fome Zero.

A presidir a cerimónia, esteve o Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural. Na sua intervenção, Francisco Ramos realçou o apoio da FAO dizendo que atualmente, STP tem sido reconhecido internacionalmente como sendo um pequeno estado insular, inserido no grupo dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e o País africano com maior superfície de terra útil para a agricultura biológica e agro-ecológica, situação que deixa o país deveras orgulhoso.

Recorde-se que este encontro é organizado pelo Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural (MAPDR) e tem como objetivo realizar com os parceiros de desenvolvimento, uma planificação conjunta para o desenvolvimento do sector agrícola em São Tomé e Príncipe no próximo biénio.