FAO em São Tomé e Príncipe

FAO-STP celebra Ano Internacional de Frutas e Legumes

© FAO/Ody Mpouo

15/12/2021

15 de dezembro de 2021, São Tomé – O Escritório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em São Tomé e Príncipe, entregou um lote de materiais vegetais e insumos agrícolas, ao lar Simôa Godinho e a escola Básica de Caixão Grande.

Esta entrega enquadrou-se nas celebrações do Ano Internacional de Frutas e Legumes, e terá como objetivo, produzir alimentos que ajudem a abastecer a cozinha dessas instituições, na hora de confecionar os pratos, garantindo assim a segurança alimentar e nutricional dos idosos e das crianças.

No ato da entrega, o Assistente ao Representante da FAO/STP, Argentino Pires do Santos, apelou aos responsáveis do lar a fazerem um bom uso dos materiais e produtos recebidos, tendo em seguida manifestado a disponibilidade da FAO em continuar a apoiar iniciativas que promovam a produção sustentável de alimentos.

A Diretora de Cooperação da Santa Casa da Misericórdia de São Tomé e Príncipe, Aida Beirão, agradeceu o apoio da FAO e ressaltou a preocupação do Lar com a qualidade da alimentação dos idosos.

Segundo esta responsável, ter uma horta e, ao mesmo tempo contar com o apoio técnico da FAO, tem uma grande importância para a sua instituição.

Aida Beirão aproveitou também a ocasião para agradecer aos apoios dado pela FAO, no quadro da iniciativa Cumé Di Quinté Non, que consistiu na entrega de produtos agrícolas e encerrou dizendo que espera poder continuar com esses apoios.

Pascoal d’Apresentação, a presidir a cerimónia em representação do Ministro da Agricultura, disse que o Governo tem vindo a trabalhar para garantir a segurança alimentar da população, e que essas iniciativas da FAO, facilitam o trabalho levado a cabo pelo Ministério da Agricultura.

Na cerimónia, também estiveram presentes a Diretora do Lar Simôa Godinho e os representantes do PAM e do UNICEF.

O Lar de Idosos Dona Simôa Godinho, e gerido pela Santa Casa da Misericórdia de São Tomé e Príncipe.

Recorde-se que a Assembleia Geral das Nações Unidas, declarou 2021, o Ano Internacional de Frutas e Legumes.