FAO em São Tomé e Príncipe

02.02.2022 - Fortalecimento da cooperação entre a FAO e o CIRAD na África Central

© FAO

02/02/2022

02 de fevereiro de 2022, São Tomé - O Coordenador Sub-Regional da FAO recebe uma delegação do CIRAD liderada pelo seu Diretor Regional.

Apoiar a transformação para sistemas agroalimentares mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis, para melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e melhor vida, estão no centro das iniciativas lideradas pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

Para conseguir isso, a FAO trabalha em estreita colaboração com instituições de pesquisa para desenvolver e promover sistemas de produção agrícola sustentáveis ​​e inovadores, baseados principalmente em agroecologia e agrofloresta, biodiversidade para alimentação e agricultura e de praticas alimentares sustentáveis. O Centro Internacional de Pesquisa Agronómica para o Desenvolvimento (CIRAD) é um dos parceiros científicos de longa data da FAO.

A fim de fazer um balanço dos projetos conjuntos em curso e explorar oportunidades para reforçar a cooperação entre as duas instituições, o Coordenador Sub-Regional da FAO para a África Central, Sr. Hélder Muteia, recebeu na presença da equipa multidisciplinar de profissionais da FAO, o Diretor Regional do CIRAD, Sr. Denis Depommier, que liderou uma delegação de três Diretores dos departamentos científicos da organização francesa.

Uma das áreas-chave da colaboração FAO/CIRAD na África Central nos últimos dez anos tem sido a gestão sustentável dos recursos naturais, particularmente a fauna, abrangendo tanto a gestão comunitária da caça nas aldeias como a gestão dos conflitos humanos. Esses assuntos estão de fato no centro das preocupações de segurança alimentar e nutricional e, mais amplamente, dos meios de subsistência das populações rurais e indígenas mais vulneráveis.

Entre os resultados desta colaboração frutífera, podemos citar em particular a publicação e distribuição em 2015 do kit de ferramentas para mitigar conflitos homem-fauna. Atualmente, a FAO e o CIRAD estão colaborando no âmbito do Programa de Gestão Sustentável da Fauna Selvagem (SWM) que opera no Gabão, Congo e República Democrática do Congo para a África Central. Este programa é uma iniciativa da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico, financiado pela União Europeia e implementado por um consórcio de parceiros que inclui também a Wildlife Conservation Society (WCS) e o Centro Internacional de Investigação Florestal (CIFOR). Através de uma abordagem baseada nos direitos das comunidades, visando co-construir com as com as partes interessadas, modelos de gestão sustentável da caça em aldeias baseados em evidências e adaptados às realidades socio-ecológicas dos territórios para preservar a biodiversidade e o bem-estar das populações rurais.

Como parte do Programa SWM, a colaboração FAO/CIRAD no Gabão será estendida a partir de fevereiro de 2022 para a questão da redução do risco de transmissão de doenças infeciosas originárias da vida selvagem em toda a cadeia alimentar, da floresta para o prato do consumidor. Este trabalho, realizado em estreita colaboração com os parceiros nacionais, contribuirá em particular para a capacitação para a operacionalização eficaz da abordagem "One Health", que reflecte a necessidade de considerar a saúde humana, a saúde animal e a saúde ambiental como indissociáveis.

Os intercâmbios entre as duas partes permitiram identificar as necessidades e desafios da África Central para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1 (redução da pobreza) e 2 (redução da fome), mas também permitiram destacar as oportunidades de sinergias para o desenvolvimento de novos projetos focados na promoção da abordagem “One Health”, a gestão sustentável dos recursos naturais, nutrição e transumância.

Versão portuguesa da notícia original presente no seguinte: www.fao.org/africa/news/detail-news/fr/c/1470843/