FAO em São Tomé e Príncipe

Guiné Equatorial sediará conferência regional da FAO em abril

© Equatorial Guinea will host the 32nd Session of FAO’s Regional Conference for Africa from 11-14 April.

17/02/2022

17 de fevereiro de 2022, São Tomé – A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) realizará a sua próxima conferência regional africana em Malabo, organizada pelo Governo da Guiné Equatorial. A conferência regional é o mais alto órgão governamental da FAO em África.

A 32ª Sessão da Conferência Regional para a África, verá ministros da agricultura e outros funcionários governamentais de toda a África se reunirem com grupos da sociedade civil, setor privado, parceiros de desenvolvimento e países membros observadores, para fornecer orientação sobre prioridades na agricultura e no desenvolvimento rural e transformação dos sistemas alimentares para os próximos anos.

Uma equipe do Escritório Regional da FAO para a África esteve em Malabo esta semana para finalizar os preparativos.

A conferência de quatro dias, agendada de 11 a 14 de abril, será realizada como um evento híbrido, tanto no Centro de Conferências Sipopo em Malabo, como online com a adesão dos participantes por videoconferência, devido à pandemia COVID-19 em curso.

O Secretário da Conferência e Representante Regional Adjunto da FAO, Yurdi Yasmi, reuniu-se com homólogos do governo, incluindo a Ilustre Ministra da Agricultura, Pecuária, Florestas e Meio Ambiente, Sua Excelência Francisca Eneme Efua, que presidirá a Conferência.

“A FAO tem o prazer de trabalhar com o Governo da Guiné Equatorial e reconhecemos o trabalho árduo e o investimento que o país anfitrião fez para este grande evento. Esta Conferência está chegando num momento crucial, à medida que a pandemia do COVID-19 continua e os países africanos enfrentam impactos crescentes de choques e ameaças naturais e causados pelo homem”, disse Yasmi.

Os participantes que comparecerem pessoalmente em Malabo observarão rigorosamente os protocolos COVID-19 do país, enquanto outros participarão da reunião online ou assistirão à transmissão ao vivo disponível gratuitamente.

Trabalhando juntos para melhores resultados na África

Em foco na conferência estará o novo Quadro Estratégico da FAO, que visa ajudar os países a alcançar uma melhor produção, melhor nutrição, um melhor ambiente e uma vida melhor, sem deixar ninguém para trás.

Uma Reunião de Altos Oficiais, com foco em questões técnicas, dará início à conferência nos dias 11 e 12 de abril, incluindo um evento especial para os Países Membros compartilharem as melhores práticas, enquanto o segmento Ministerial começará no dia 13.

O Governo da Guiné Equatorial abrirá oficialmente o segmento ministerial e o Director-Geral da FAO, Qu Dongyu, discursará na sessão, seguido de oradores da União Africana, do Comité de Segurança Alimentar Mundial e outros.

Questões urgentes na agenda

A agenda inclui questões prementes na região, como prioridades políticas para se recuperar dos impactos do COVID-19 nos sistemas agroalimentares; a prevenção de futuras pandemias através da abordagem One Health; investir na restauração de ecossistemas para sistemas agroalimentares; promoção do investimento e comércio de produtos agrícolas em África no contexto da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA); e maneiras de garantir que mulheres, jovens e pobres sejam incluídos na transformação dos sistemas agroalimentares.

Os países participantes compartilharão as melhores práticas e explorarão parcerias e oportunidades de inovação e tecnologias digitais para ajudar a melhorar a segurança alimentar e enfrentar outros desafios na região.

Será lançada uma nova plataforma técnica regional sobre Políticas e Práticas Agrícolas Comuns, bem como uma nova publicação com a União Africana que promove formas de melhor investir nos jovens que trabalham nos sistemas agroalimentares.

A 32ª Sessão será a primeira vez que a Conferência Regional para África se realizará na Guiné Equatorial.