FAO em São Tomé e Príncipe

Parceiros de Desenvolvimento do sector agrícola de São Tomé e Príncipe reúnem-se na sua sétima reunião de coordenação

© FAO/Ody Mpouo

07/04/2022

07 de abril de 2022, São Tomé – Os parceiros de Desenvolvimento do sector agrícola de São Tomé e Príncipe reuniram-se esta semana, na sua sétima reunião de coordenação.

O encontro foi presidido pelo Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, Francisco Ramos.

O Coordenador Sub-regional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e Alimentação (FAO) para a África Central e o Representante para o Gabão e São Tomé e Príncipe, Hélder Muteia, no seu discurso de abertura, fez uma abordagem sobre a sua recente visita, em que afirmou ter ficado entusiasmado pelo fato de ter encontrado a ilha bela, cheia de vida e determinação, o que permitiu que a Semana da Economia Azul fosse um grande sucesso, uma alavanca de desenvolvimento, um salto qualitativo para a consolidação de todos os esforços do Governo e dos parceiros de desenvolvimento em São Tomé e Príncipe.

Hélder Muteia realçou que São Tomé e Príncipe constitui para a FAO, um modelo de implementação bem-sucedido dos programas de Desenvolvimento Sustentável, uma vez que presentemente existem mais de catorze projetos em implementação, no âmbito do Quadro de Programação do País, acordado conjuntamente com o Governo e demais parceiros.

Nesse sentido, Hélder Muteia saudou o espírito de colaboração, solidariedade e responsabilidade que tem produzido muitos frutos.

Organizado pelo Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural (MAPDR) a reunião tem como objetivo realizar com os parceiros de desenvolvimento, uma planificação conjunta para o desenvolvimento do sector agrícola em São Tomé e Príncipe.

Nesta reunião que decorreu em formato híbrido, abordou-se alguns temas, como o apoio dos parceiros na prestação de assistência de emergência a 1.500 famílias afectadas pelas inundações de 28 de dezembro último, bem como o funcionamento da referida plataforma.

Atualmente a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), é Co-Presidente do grupo de Parceiros de Desenvolvimento do Sector Agrícola de São Tomé e Príncipe (GTSA-ACHA), tendo sucedido ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).