FAO em São Tomé e Príncipe

FAO lança Projeto de Apoio à Formulação de um Programa de Desenvolvimento Rural Integrado em São Tomé e Príncipe

© FAO/Ody Mpouo

28/06/2022

28 de junho de 2022, São Tomé – O Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, presidiu no CATAP, a cerimónia de lançamento do Projeto de Apoio à Formulação de um Programa de Desenvolvimento Rural Integrado (PDRI) em São Tomé e Príncipe, financiado e implementado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO e executado pelo Ministério da Agricultura.

O ateliê de dois dias, tem como objetivo apresentar oficialmente o projeto a todas as partes interessadas a fim de compreender a sua estrutura lógica e dominar os seus objetivos específicos, bem como, sensibilizar os organismos de implementação do projeto na condução das atividades inerentes á sua execução.

No discurso de abertura, o Ministro Francisco Ramos realçou que a luta contra a pobreza e a melhoria das condições de vida da população, é uma das principais preocupações do Governo local e considerou que o sector da agricultura é o mais afetado pelas mudanças climáticas.

Francisco Ramos frisou ainda que a produção agrícola continua baixa, embora os fortes investimentos no sector produtivo, e reafirmou o comprometimento do Governo em devolver a dignidade da pessoa humana apostando em cadeias de valores na agricultura.

Em representação do coordenador sub-regional da FAO para Africa Central e Representante para Gabão e STP, Adama Taoko sublinhou que o sector agrícola, está sujeito a uma serie de factores desfavoráveis, tais como os problemas políticos, socioeconómicos e ambientais, bem como os factores cíclicos globais como a pandemia da COVID 19, conflitos armados (Rússia/Ucrânia), alterações climáticas, pragas e doenças zoo e fitossanitárias.

Além disso, Adama Taoko frisou que a combinação destes factores afeta consideravelmente os sistemas alimentares e conduz à escassez de alimentos, a uma deterioração dos níveis de subnutrição, a uma redução do poder de compra e a um agravamento da taxa de pobreza.

O Projeto tem a duração de 12 meses, e está avaliado em 174 mil dólares.