FAO em São Tomé e Príncipe

A missão de trabalho do Projeto TRI na ilha do Príncipe terminou com um balanço positivo

© FAO/Ody Mpouo

11/08/2022

11 de agosto de 2022, São Tomé – O mangal de Praia Abade na Região Autónoma do Príncipe, foi visitado pela missão de trabalho do Projeto TRI. Este é um pequeno centro experimental importante de multiplicação de mudas de mangal que devido à degradação do mesmo, tem como objetivo ter mudas prontas para serem disseminadas nas aéreas degradadas do mangal.

Nesse sentido, o Departamento Regional das Florestas, tem como incumbência, produzir mudas de espécies locais para restaurar as áreas degradas da Região Autónoma do Príncipe especificamente para o mangal de Praia Abade, que é uma atividade muito importante na conservação deste ecossistema, e pretende-se para tal, um processo diversificado ao nível de espécies, onde a primeira fase plantação esta em andamento.

A produção de mudas é muito importante, pois sem a mesma o plano de restauração não pode ser implementado, logo essa experiência será também implementada na ilha de São Tomé.

Ainda na comunidade de Praia Abade, a missão visitou dois beneficiários de projetos passíveis de financiamento, apoiados pelo projeto TRI na RAP, onde os beneficiários estão a fazer plantio de essências florestais para madeira e a criação de animais.

Na Praia Burra, a missão visitou igualmente, parcelas que estão sendo reflorestadas pelo Departamento Regional das Florestas, junto a Cooperativa de exportação de Baunilha e Pimenta, onde o projeto irá contribuir com o fornecimento de mudas.

No final da missão, foi realizado um último encontro com os técnicos do Departamento Regional das Florestas, para se fazer um balanço da missão. Os presentes na reunião consideraram a missão de positiva.

Recorde-se que esta missão do projeto TRI teve como objetivo, supervisionar as atividades do projeto em curso na Região Autónoma do Príncipe, junto aos parceiros.

O projeto "Restauração Paisagística para a funcionalidade dos ecossistemas e mitigação das mudanças climáticas na República de São Tomé e Príncipe" é um projeto nacional que visa promover a restauração e gestão sustentável dos ecossistemas florestais de São Tomé e Príncipe para reduzir as emissões de carbono do desmatamento e reverter a degradação da floresta e do solo. É composto por 4 componentes: (1) Desenvolvimento de Políticas e Integração; (2) Implementação de programas de restauração e atividades complementares; (3) Instituições, Finanças e Escalonamento e (4) Conhecimento, Parcerias, Monitorização e Avaliação. Este projeto é financiado pelo Fundo Global para o Ambiente Mundial (GEF), no montante de 4,6 milhões de dólares norte-americanos, e implementado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em parceria com autoridades nacionais e locais por um período de 5 anos.