FAO em São Tomé e Príncipe

FAO entrega insumos e materiais agrícolas ao Governo santomense FAO entrega insumos e materiais agrícolas ao Governo santomense

© FAO

15/08/2022

15 de agosto de 2022, São Tomé – Um lote de materiais e insumos agrícolas, foram entregues ao Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural.

A entrega foi efetuada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e enquadra-se no projeto de cooperação técnica aprovado pela FAO, denominado “Promoção da produção de géneros alimentícios  produzidos localmente, em resposta à Covid-19 em São Tomé e Príncipe”, e que visa suportar a implementação da campanha nacional denominada “Bámu ximía pá non bê kwá kumé” (Vamos plantar para termos o que comer), lançada pelo governo.

No ato, Argentino Pires dos Santos, Assistente ao representante da FAO, explicou os objetivos desta entrega e disse que no âmbito do referido projeto, foi assinado um acordo com o Centro de Investigação Agronômica e Tecnológica de S.Tomé e Príncipe (CIAT) para produção de material vegetal, visando impulsionar a produção agrícola no país.

O Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, Francisco Ramos, agradeceu o apoio e sublinhou que vários parceiros participaram nesta campanha lançada pelo seu ministério.

Recorde-se que no quadro de implementação desta campanha, a FAO já havia entregue ao Governo, sementes de alface, cebola, cenoura, couve, repolho, tomate, salsa e pimentão, perfazendo um total de 100 quilos.

O objetivo da campanha, “Bámu ximía pá non bê kwá kumé”, é aumentar a produção interna de alimentos produzidos localmente, além de fazer face fazer aos efeitos da pandemia da Covid-19 no país, bem como da crise económica e sanitária que assola o mundo atualmente.