FAO em São Tomé e Príncipe

FAO promove produção e consumo de produtos locais no quadro do DMA 2022

© FAO/Ody Mpouo

14/10/2022

14 de outubro de 2022, São Tomé – No quadro das celebrações do Dia Mundial da Alimentação, celebrado este ano sob o lema, “Não deixar ninguém para trás - Melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente, e uma vida melhor”, a Representação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura em São Tomé e Príncipe, entregou viveiros e sementes de vegetais e hortaliças, viveiros de árvores de frutas, juntamente com materiais agrícolas, a escola primária de Agostinho Neto.

A atividade que marcou o início da comemoração do Dia Mundial da Alimentação em São Tomé e Príncipe, visou promover a produção agrícola local nas escolas, através da melhoria da produtividade, dada a conjuntura atual da pandemia contínua, crise alimentar global, mudanças climáticas, conflito e tensões que influenciam o aumento de preço a nível local e mundial.

O evento contou com a presença do ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, Francisco Ramos, que realçou o carácter pedagógico e grande significado da mesmo, visto que as crianças devem começar a plantar, porque o tempo que virá, será um tempo difícil, sublinhando que o sucesso da agricultura só será possível com a contribuição de todos.

Anne Ancie, em representação do coordenador residente do Sistema das Nações Unidas, sublinhou total disponibilidade em cooperar com o país de forma a garantir a sustentabilidade dos santomenses.

Arlindo Capela, em representação da ministra da Educação e Ensino Superior, realçou que é preciso estimular a agricultura local de forma a diminuir os produtos importados na dieta escolar.

Argentino Pires dos Santos, Assistente ao Representante da FAO em São Tomé e Príncipe, afirmou que esta entrega teve como propósito, ajudar a escola primária de Agostinho Neto, na garantia da segurança alimentar e nutricional das crianças, com o investimento na produção de produtos alimentares em apoio ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNASE, de forma a garantir um prato quente as crianças.

A atividade contou também com a presença e colaboração da equipa do Programa Alimentar Mundial – (PAM) em São Tomé e Príncipe.

No mesmo sentido, a atividade contou com a presença de alguns alunos da referida escola, que também contribuíram no plantio dos viveiros das árvores de frutas e dos viveiros dos vegetais, numa ação que pretendeu sensibilizar as mesmas da necessidade de plantar e fazer escolhas alimentares que melhorem tanto a nossa saúde, quanto a dos nossos sistemas alimentares, preservar os hábitos que os sustentam, e respeitar os alimentos e os produtores de alimentos.