FAO em São Tomé e Príncipe

FAO dá início a campanha de distribuição de sementes de milho às famílias que foram vítimas das enxurradas

© FAO/Ody Mpouo

20/10/2022

20 de outubro de 2022, São Tomé – A 28 de dezembro de 2021, São Tomé e Príncipe foi atingido por uma tempestade tropical, que provocou várias inundações em todo o país. Em resposta a esta situação, o governo pediu assistência técnica à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para desenvolver um projeto de emergência para ajudar a população afetada pelas cheias.

Neste sentido, a FAO em parceria com o Governo, deu início em Porto Alegre, Distrito de Caué, no sul do país, a uma campanha de distribuição de sementes de milho às famílias que foram vítimas das referidas enxurradas, no quadro do projeto “Assistência de emergência às famílias agrícolas afetadas pela tempestade tropical de dezembro de 2021 e pelas inundações que se seguiram em São Tomé e Príncipe”.

A distribuição dessas sementes será levada a cabo em todos os distritos do país, incluindo a Região Autónoma do Príncipe, segundo o técnico do Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, ministério responsável pela distribuição.

O objetivo deste projeto será prestar assistência de emergência as 1.500 famílias afectadas pelas inundações e confrontadas com a insegurança alimentar nos distritos de Água Grande, Caué, Lembá, Lobata, Cantagalo e Mé-Zóchi em São Tomé e na RAP. Visa também reforçar a resistência das populações vulneráveis a catástrofes naturais e crises alimentares, restaurando os seus meios de subsistência.

Os beneficiários aproveitaram a oportunidade para manifestar a sua satisfação e endereçaram algumas palavras de agradecimento a FAO.

No quadro deste projeto, serão entregues outros materiais e animais, aos produtores, pescadores e agricultores.