FAO em São Tomé e Príncipe

FAO e a UE financiam recenseamento geral agrícola em São Tomé e Príncipe

© FAO

24/01/2023

24 de janeiro de 2022, São Tomé – Um dos maiores constrangimentos ao planeamento e seguimento do desenvolvimento agrícola em São Tomé e Príncipe, é a falta de dados estatísticos fiáveis e atualizados. A realização do recenseamento agrícola de 1990 infelizmente não criou uma dinâmica que permitisse a instalação de um sistema estatístico perene de acompanhamento da agricultura.

Portanto, a realização do Recenseamento Geral da Agricultura (RGA), trinta e quatro anos após o primeiro recenseamento, corresponde a uma necessidade real e urgente para colmatar a ausência de estatísticas agrárias em São Tomé e Príncipe.Esta operação estatística de grande envergadura, que é o RGA, permitirá, por um lado, cumprir o Programa Mundial do Recenseamento Geral da Agricultura 2020, preconizado pela FAO e, por outro, contribuir para uma melhor gestão e o acompanhamento da política agrícola do Governo e dos objetivos de desenvolvimento rural, bem como o acompanhamento dos indicadores de combate à pobreza e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O recenseamento geral da agricultura é uma operação estatística que cobre a totalidade do território nacional e permite recolher, tratar e difundir dados estruturais sobre o setor agrícola e zonas rurais. Os dados são recolhidos diretamente junto das explorações agrícolas e outras informações recolhidas junto das comunidades.

Neste sentido, o Escritório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em São Tomé e Príncipe, em parceria com a União Europeia, realizará no dia 26 de janeiro do ano em curso, pelas 09h00, no Hotel Praia, a cerimónia de assinatura da Convenção da Contribuição do Projeto do Recenseamento Geral da Agricultura em São Tomé e Príncipe (RGA).

O RGA terá como objetivo global, colocar a disposição do Governo e dos intervenientes do setor rural, de dados fiáveis pertinentes e suficientemente desagregados segundo o género, a fim de satisfazer as necessidades de planeamento, seguimento/avaliação de iniciativas para o desenvolvimento do setor rural.