FAO em São Tomé e Príncipe

FAO apoia Governo na implementação de boas práticas de alimentação e nutrição nas escolas e comunidades

© FAO/Ody Mpouo

24/05/2023

24 de maio de 2023, São Tomé – O Governo de São Tomé e Príncipe com o apoio da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, lançou hoje no CATAP, o Projecto de Abordagem multi-sectorial para promover as boas práticas de alimentação e nutrição nas escolas e comunidades visando contribuir para a melhoria da segurança alimentar e nutricional através de uma abordagem multissectorial para promover boas práticas alimentares e nutricionais.

O referido projeto tem como objectivo, contribuir para a melhoria da segurança alimentar e nutricional através de uma abordagem multissectorial para promover boas práticas alimentares e nutricionais.

A nível do impacto, espera-se que a segurança alimentar e nutricional das populações vulneráveis em São Tomé e Príncipe, particularmente crianças menores de cinco anos, raparigas e mulheres em idade fértil, seja melhorada através de boas práticas de alimentação e nutrição.

“O projecto surgiu no âmbito dos esforços do apoio que a FAO tem vindo a dar a São Tomé e Príncipe, com o objectivo de alcançar a meta fome zero e consequentemente garantir a segurança alimentar e nutricional”, disse Argentino Pires dos Santos, Assistente ao Representante da FAO no país.

Segundo Pascoal d´Apresentação, Representante do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, o Governo reconhece a pertinência e importância deste projecto, sobretudo num momento marcado por um cenário económico difícil e complexo vivido no país, aliado a uma crise internacional nunca antes vista com impactos negativos deixados pela pandemia e pela guerra. Portanto, o momento é ideal para se conjugar esforços com vista a propiciar a redução recorrente de importações para cobrir as necessidades básicas da população.

O projeto está avaliado em 299 mil dólares e tem uma duração prevista de 24 meses.