FAO em São Tomé e Príncipe

FAO promove plantio de árvores no centro da Capital Santomense

© FAO/Ody Mpouo

22/03/2023

São Tomé, 22 de Março– No quadro das celebrações do Dia Mundial das Florestas, comemorado no dia 21 de março do ano em curso, sob o lema “Florestas saudáveis ​​para populações saudáveis”, o Escritório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em São Tomé e Príncipe, em parceria com a Direção das Florestas e da Biodiversidade e a Câmara Distrital de Água Grande, realizaram uma atividade de plantio de 25 árvores de sombra entre a praça Yon Gato e a Praça de Táxi, no centro da Capital do país.

A referida atividade visa mudar a imagem da cidade permitindo no futuro, um maior sombreamento da mesma, disse Argentino Pires dos Santos, Assistente ao Representante da FAO em São Tomé e Príncipe.

O crescimento dessas árvores, será acompanhado pelos comerciantes, vendedores ambulantes, motoqueiros, taxistas e cambistas que usam a referida área para as suas atividades, que se responsabilizaram pela manutenção e conservação das mesmas.

Para isso, foi feito um trabalho de sensibilização junto aos mesmos, que abraçaram o desafio lançado pela Autarquia local e pela FAO.

Adilson da Mata, Director das Floresta e Biodiversidade, destacou os benefícios que essas árvores de sombra trarão aos utentes.

Também no quadro dessa atividade, a FAO forneceu alguns materiais a Câmara Distrital de Água Grande, de forma a poderem manter os jardins da cidade e a salubridade da mesma.

O Presidente da Câmara distrital de Água Grande, António Lopes, a destacar a importância da iniciativa, referiu que serão tomadas medidas no sentido de garantir o desenvolvimento dessas árvores.

Recorde-se que o Governo, dentro da sua agenda de celebração do Dia Mundial das Florestas, realizou no dia 21 de março, o ato central das atividades no Distrito de Mé-Zochi, atividade que contou igualmente com a participação da FAO.