FAO em São Tomé e Príncipe

FAO entrega Centro de Competências da CPLP ao Governo

© FAO/Ody Mpouo

14/08/2023

14 de agosto de 2023, São Tomé – O escritório da Representação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em São Tomé e Príncipe, procedeu na última sexta-feira, a entrega do Centro de Competências da CPLP ao Governo santomense, através do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.

São duas salas reabilitadas com equipamentos informáticos e diversos materiais e consumíveis de escritório, que estão inseridos no âmbito do “Projeto de Cooperação para o Desenvolvimento das Capacidades do Centro de Competências para a Agricultura Familiar Sustentável na Comunidade de Países de Língua Portuguesa”, que conheceu o seu término no início de 2023.

A criação do Centro de Competências para Agricultura Familiar Sustentável(CCAFS), decorreu da decisão tomada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP em 2015, na sequência de solicitação apresentada pelos agricultores (as) e organizações da sociedade civil da CPLP, reunidas no Mecanismo da Sociedade Civil do CONSAN-CPLP.

A FAO aprovou um financiamento para apoiar a criação do CCAFS a fim de promover a formação e intercâmbios de conhecimentos para o desenvolvimento de capacidades em agricultura familiar e agroecologia na região.

 Fortalecer a agricultura familiar com base nos conceitos da Agroecologia, é a solução apontada pela sociedade civil, governos locais e organizações internacionais para combater a fome e a pobreza na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e alcançar assim o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS 2), até 2030.

O Centro de Competências para a Agricultura Familiar Sustentável (CCAFS), concretizou uma ação conjunta estratégica de criação de uma rede de cooperação no espaço da CPLP para a construção de sistemas alimentares sustentáveis, resilientes e justos.

A entrega foi efectuada pelo Assistente ao Representante da FAO para São Tomé e Príncipe, Argentino Pires dos Santos, ao Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Abel Bom Jesus.

O Centro está sediado em São Tomé e Príncipe, localizado no Centro de Aperfeiçoamento Técnico Agropecuário (CATAP) e oferecerá cursos a todos os Estados membros da CPLP em carácter presencial e à distância, promovendo também, intercâmbios de conhecimentos entre agricultores e quadros técnicos de São Tomé e Príncipe e de outros países da CPLP.