FAO em São Tomé e Príncipe

Workshop sub-regional sobre a validação de uma estratégia de desenvolvimento de cidades verdes na África Central

05/06/2017

05 junho 2017,São Tomé – Teve início hoje, 05 de Junho do ano em curso, no Hotel Pestana São Tomé, o “Workshop Regional para a validação do plano estratégico de desenvolvimento de cidades verdes na África Central” no âmbito do “Projecto de Reforço da segurança alimentar no meio urbano na África Central, graças a uma melhor disponibilidade de alimento produzido localmente”.Esse  projecto que conta com o apoio da FAO, esta sendo implementado em seis países da sub-região: Camarões, Congo, Gabão, Guiné Equatorial, Chade e São Tomé e Príncipe, com vista a elaboração de um plano estratégico que vá de encontro às recomendações saídas da reunião realizada de 14 a 17 de março do ano transato, em Yaoundé.

A sessão de abertura foi presidida pelo Eng. Argentino Pires dos Santos, Assistente do Representante da FAO em São Tomé e Príncipe que no seu discurso referiu que “… O documento que sair deste encontro, deve servir como ferramenta de advocacia para a mobilização de financiamento para garantir a continuidade e a consolidação da realização do projecto. Portanto, é importante que o documento que sairá desta reunião, tenha a qualidade exigida e atenda ás expectativas de todos.” Sendo o Distrito de Lobata um dos beneficiários deste projeto, o Sr. Policarpo Freitas, presidente da Câmara de Lobata, afirmou na sua intervenção, que: “ … É de reconhecer o empenho da FAO por ter correspondido a solicitação feita em Yaoundé, e pelo facto de Lobata ser o distrito beneficiado em São Tomé, é de extrema importância para tornamos Lobata mais verde do que é actualmente”.

Com o objectivo de criar um documento que melhore e diversifique a disponibilidade de alimentos frescos para a população nas localidades beneficiarias, desenvolver cadeias de valor desses produtos para garantir a segurança alimentar e nutricional, prevendo oferecer oportunidades e geração de renda e criação de emprego, os países presentes neste workshop partilharam experiências no que toca a implementação deste projecto nos respectivos países.

O distrito de Lobata e a Região autónoma do Príncipe, são neste momento os beneficiários deste projecto que tem ajudado na estabilização do preço dos produtos no mercado nacional, facto que tem permitido aos agricultores envolvidos no projecto, a melhoria das suas condições de vida, segundo depoimentos dos beneficiáros nos países membros.

Este encontro que vai decorrer durante 5 dias em São Tomé, abordou no primeiro dia do trabalho a partilha de experiencias e a sensibilização dos parceiros sobre o papel da horticultura urbana e peri-urbana na melhoria das condições de vida das pessoas que vivem em centros urbanos.