Que é a EFI?
 

O que é uma Estratégia Financeira Integrada?

Uma estratégia financeira integrada (EFI) pode ser definida como um arranjo financeiro coordenado de várias fontes, instrumentos e mecanismos, através do qual se garantem investimentos sustentáveis, oportunos e previsíveis para a execução da UNCCD.

A EFI apóia a mobilização de recursos para acções de GST, alargando o âmbito dos processos de planeamento além dos sectores específicos – favorecendo a interação com sectores que não tenham sido tradicionalmente parte da agenda da UNCCD, e fomentando a tradução das políticas de desenvolvimento relacionadas à UNCCD na alocação de recursos adequados nos orçamentos públicos e nos quadros nacionais de investimentos.

A EFI deve claramente estar intimamente ligado com o processo PAN e estar bem ancorada nas instituições nacionais.

A EFI mobiliza diversas fontes financeiras públicas e privadas - tanto externos e internos -, reconhecendo os seus papéis complementares e interrelações. Os instrumentos financeiros podem gerar diretamente ou influenciar os fluxos financeiros, atraindo-as ou re-direcionando-os, por exemplo, através de políticas fiscais ou  de incentivos/desincentivos.

Uma estratégia financeira também pode envolver mecanismos financeiros, como os do Global Environment Facility (GEF); os da Overseas Development Assistance (ODA), os  fundos nacionais e internacionais, e das mudanças climáticas e de compensação por serviços ambientais (CSA).

Porqué uma Estratégia Financeira Integrada?

Os padrões de alocação de recursos da comunidade internacional de desenvolvimento estão evoluindo a partir da  identificação das prioridades dos países. Consequentemente, o montante de crédito disponível para a implementação da UNCCD  depende não só da vontade política dos governos em identificar a gestão sustentável das terras (GST) como uma prioridade nacional, mas também da alocação de recursos em seus orçamentos nacionais.

Em resposta a esta mudança do contexto internacional, o MM desenvolveu o conceito EFI.

O Curso de Desenho da EFI (DEFI)

O curso está estructurado em módulos que levam ao desenvolvimento da EFI.  

As actividades desenvolvidas durante o curso destacam o reforço das capacidades nacionais através do aprender fazendo, tutoria e orientação, para desenvolver e implementar uma EFI nacional .

Se espera que o Programa de Cooperação Sul-Sul e Norte-Sul da CPLP possa promover a partilha de boas práticas e lições aprendidas pelos países durante o processo através de reuniões e processos políticos em todos os níveis, com apresentações, palestras e publicações.

Módulos do DEFI

O curso DEFI tem 8 módulos durante os quais o quadro de financiamento actual da GST, os constrangimentos e oportunidades para acceder aos recursos nacionais, internacionais e inovadores serão revistos através de trabalhos analíticos e sessões de formação. Um esboço de EFI será desenvolvido a partir de : 
     * uma visão geral concisa de EFI como uma forma de apoiar CNUCD processos;
     * uma lista as implicações e fornecer recomendações concretas para IFS concepção e 
     * um processo de formulação da EFI.