Contexto Nacional da GST de Angola
 

 

Angola é o quarto maior país da África, com uma área de aproximadamente 1.246,.700 km2. Situada entre as latitudes 4°22’ S e 18°03’ S ao longo da costa ocidental de África, Angola faz fronteira com a República do Congo e a República Democrática do Congo, a norte, a Namíbia, a sul, e a Zâmbia a leste.

A linha costeira do país estende-se por 1.650 km, com uma Zona Económica exclusiva (ZEE) que vai até às 200 milhas náuticas desde a costa. O país  caracteriza-se por uma rica diversidade topográfica: a planície estreita junto ao litoral sobe, subitamente, para um vasto planalto no interior.

O clima é tropical e sub-tropical e caracteriza-se por verões quentes e húmidos e invernos suaves e secos.

As condições climáticas são fortemente influenciadas pela altitude, longitude e impacto do oceano.

A estação seca vai de meados de Maio a Setembro e a estação das chuvas de Outubro a meados de Maio.

Os ecossistemas variam entre as áreas de deserto de dunas no sul, junto à fronteira norte do Deserto do Namibe, as margens noroeste da Bacia do Zambeze, e os limites sudoeste das florestas tropicais da Bacia do Rio Congo, no norte do país.

A floresta e a savana são as principais características naturais. Cerca de 50% do território está coberto por florestas e matas naturais (61 milhões de hectares). O resto da mata é constituído por savana e estepes (62 milhões de hectares) e uma série de zonas húmidas (incluindo florestas de mangais). Angola tem uma pequena zona árida. As florestas de plantação abrangem cerca de 148,000 hectares, constituídas sobretudo por eucaliptos ao longo da linha de caminho de ferro de Benguela. A floresta tropical estende-se por mais de 2.000 km2, o que representa menos de 2% do território nacional. As províncias do Zaire e do Uíge, no norte, estão cobertas por um misto de florestas húmidas. A figura 2 mostra as zonas de terra de Angola.

O país contém cerca de 47 bacias hidrográficas. As bacias do Zaire, do Zambeze e do Okavango são importantes sistemas fluviais internacionais e possuem elevadas massas de água. Pelos planaltos do Huambo, Bié e Moxico passam algumas das principais fontes de água, umas desaguam no Oceano Atlântico (rios Zaire, Kwanza e Kunene) e outras atravessam países vizinhos até chegarem ao oceano Índico (rios Zambeze, Kuando e Kubango). A formação hídrica mais significativa no interior fica na Província do Moxico onde se encontra o maior lago do país.

Vários lagos mais pequenos cobrem, na sua totalidade, uma área de 2,000 km2.

Fonte: PNUD/UNDP

------------

Portal do Governo: http://www.governo.gov.ao/

Ministério da Agricultura, desenvolvimento Rural e das Pescas: http://www.minadrp.gov.ao/default.aspx

Ministério do Ambiente: http://www.minam.gov.ao/default.aspx

Sobre Angola: http://www.info-angola.ao/governo/