Página Precedente Índice Página Seguinte


RUBRICA TECNOLÓGICA DE HORTICULTURA 8: A UTILIZAÇÃO DAS TERRAS EM DECLIVE


OS TERRAÇOS

Todo a área de uma horta pode ser cultivada numa área inclinada, mas é necessário um cuidado especial para manter o solo em boas condições. Quando a inclinação do terreno da horta for demasiado acentuada, o solo deve ser ordenado em terraços. Não tente construir os terraços sozinho se não tiver experiência anterior. É preferível pedir ajuda aos agentes locais de divulgação agrícola ou a um vizinho que já tenha construído terraços para saber o que é preciso fazer.

Quando se constrói um terraço, isso permite encurtar a extensão da encosta. É preciso trabalhar o solo no sentido da encosta até que um terreno-plano horizontal ou terraço, se forme. Um esquadro de nível em forma de A pode ser utilizado para marcar curvas de nível. O mais importante é proteger a parte do terraço em declive, plantando relva ou uma fiada de culturas; caso contrário, com a erosão, o terraço deslizará para a base. Graças aos terraços, a água infiltrar-se-á no solo, em torno das plantas, em vez de escorrer pela encosta abaixo.

FIGURA 1
A cultura em terraços

A construção de terraços é um excelente meio de aumentar, a longo prazo, a área cultivada de uma horta em terreno inclinado. Os outros meios que permitem reduzir a erosão do solo, utilizando os terrenos inclinados são:

AS SEBES

As sebes plantadas ao longo das curvas de nível, transversais à encosta, ajudam a evitar que as águas pluviais arrastem a camada arável pela encosta abaixo. A Figura 2 mostra sebes e a distância que as separa, segundo o grau de declive. Entre as plantas adequadas para uma boa sebe destacam-se a mandioca, o ananás, o vétiver e a erva-príncipe (chá--príncipe ou chá do Gabão, mas a escolha das espécies depende da altitude e da pluviosidade.

FIGURA 2
Sebes de vétiver

AS BARREIRAS

As barreiras constituídas por troncos de árvores ou hastes de bananeira, assim como os canais horizontais, impedem as águas pluviais de arrastar o solo pela encosta abaixo (ver a Figura 3). As veredas desaparecem rapidamente e os degraus marcados no solo são por vezes levados pelas chuvas fortes. Por isso é importante que as veredas em declive tenham degraus de pedra ou de madeira, que servem igualmente de barreiras.

FIGURA 3
Barreiras e canais


Página Precedente Alto da página Página Seguinte