Global Forum on Food Security and Nutrition (FSN Forum)

Analúcia Couto

Brazil

My english is very poor so i need to write in Portuguese.

Minhas sugestões:

Políticas públicas que priorizem a capacitação dos agricultores familiares com o objetivo de minimizar as perdas do cultivo `a colheita investindo em projetos que aproveitem os alimentos que não tem valor de mercado por apresentarem imperfeições mas ainda possuem valor nutricional. Transformar legumes processando-os agrega-se valor e tudo é aproveitado.

As Ceasa's podem ser o local de processamento desses alimentos que já viriam em veículos climatizados direto para as unidades processadoras que fariam a separação, qualificação, higienização e envase. Esses alimentos poderiam ser comprados pelo PAA e direcionados aos programas de combate á desnutrição, encaminhados aos hospitais que recebem pacientes orindos dos programas de assistencia à famílias em vulnerabilidade social e econômica que ao terem a alta hospitalar não posssuem condições de arcar com os custos de uma dieta prescrita , imprescindível para a recuperação plena de sua saúde.

Supermercados poderiam destinar esses mesmos produtos para uma central que faria a pre-seleção e encaminhar às Ceasa's que após o processo de aproveitamento encaminharia  às unidadaes vicentinas que possuem a maior capilaridade tendo milhares de Conferências que direcionam alimentos aos seus assistidos , sendo a ONG mais antiga do mundo.

Políticas públicas:

- que priorizem a conservação de estradas que escoam a produção da agricultura familiar

-logística garantida para o escoamento da produção da agricultura familiar que comercializa para o PAA, PNAE e outros com veículos climatizados, adquiridos da mesma maneira que se tem os ônibus escolares

-ampliar o mercado institucional para os agricultores familiares comercializarem seus produtos para os quartéis da Aeronáutica, Exército e Marinha, Hospitais Públicos, Universidades, Ifet's e onde haja a produção de refeiçoes coletivas públicas governamentais.

-diminuição da burocracia e adequação da legislação à capacidade produtiva de pequenas unidades processadoras de alimentos (frutas e legumes), beneficiamento, pasteurização do leite e produção de seus derivados