Global Forum on Food Security and Nutrition (FSN Forum)

Erli Ribeiro

Conab
Brazil

O grande problema enfrentado no Brasil em relação ao engajamento do jovem na Agricultura é a falta de continuidade das atividades rurais desenvolvidas pelos pais.

Persiste a ideia de que a agricultura de pequeno porte, agricultura familiar, não traz ao pequeno produtor rural e para os jovens boas condições de sobrevivência a sua família. Asim os jovens agricultores das pequenas propriedades, migram para cidade em busca de trabalho, e estudo.

Depois que conseguem estudar, não retornam mais ao campo para repassar os conhecimentos adquiridos com sua formação, os pais envelhecem e sem condições de continuar, as pequenas propriedades são vendidas para especuladores.

A grande saída proposta em governos anteriores, foi a capacitação dos jovens no campo em parceria com instituições não governamentais e governamentais, como forma de motivar a sua permanência no campo e o seu pleno desenvolvimento no meio rural.

O documento DAP jovem, possibilita que o filho do produtor familiar possa a partir de um contrato com seu pai proprietário da propriedade, acessar aso recursos disponíveis para o desenvolvimento do Programas de Aquisição de Alimento – PAA no Brasil. Este programa tem fomentado os jovens brasileiros ao desenvolvimento da atividade na agricultura familiar.

O projeto PAA, tem a possibilidade de adquirir alimentos dos produtores familiares, entre eles os jovens agricultores e mulheres agricultoras e simultaneamente proceder a doação para as entidades sociais e famílias em situação de insegurança alimentar.