全球粮食安全与营养论坛 (FSN论坛)

Kelly Martins

Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Brazil

Enquanto Especialista em Desenvolvimento Sustentável e Analista de Políticas Públicas em Segurança Alimentar e Nutricional e Agricultura Familiar do MDS, sugiro algumas ações para o combate ao despedício de alimentos:

1 - Produção deve ser mais próxima do local de consumo; a fim de evitar perdas e gastos com translados longos, os quais também trazem impactos ambientais negativos. Nesse sentido, deve ser dar prioridade para projetos que produzam mais próximos das áreas urbanas. Isso também reduz os custos do alimento, pois os gastos com transporte diminuem.

2 - Promover a realização de parcerias entre produtores, donos de mercados, restaurantes, numa rede, para aproveitamento de alimento em instituições de caridade, creches, asilos, etc.

3 - Lembrando que na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se tranforma (Lavoisier), os dejetos orgânicos devem ser totalmente encaminhados para compostagem, a fim de produzir adubos orgânico para produção de  mais alimentos;

4 - Devem ser promovidas ações educativas junto à população, em escolas, associações, para que aprendam a aproveitar melhor os alimentos (ex. folha de cenoura, casca de manga, folha de mandioca...) em sua alimentação diária, assim como a aprender a cultivar alimentos mais perecíveis, como tomates, folhas, etc;

5 - Deve ser promovida uma relação mais próxima e direta entre consumidor e produtor de alimentos, pois isso evita a perda dos alimentos nas permutas entre os vários sujeitos envolvidos, ajuda na geração de renda e sustentabilidade do produtor e contribui na redução do custo do alimento.