Previous Page Table of Contents Next Page


ANEXO 7

VOTO DE AGRADECIMENTO
POR OCASIÃO DA
CERIMÓNIA OFICIAL DE ABERTURA DA CONFERÊNCIA REGIONAL
SOBRE INOCUIDADE DOS ALIMENTOS EM ÁFRICA
POR SUA EXCELÊNCIA, O DR J. M. MADE (MP), MINISTRO DA AGRICULTURA
DA REPÚBLICA DO ZIMBABUÉ

Senhor Mestre de Cerimónias
Excelentíssimo Senhor Presidente da República do Zimbabué, Cde R.G. Mugabe
Senhor Ministro da Saúde e da Assistência à Infância,
Dr David Parirenyatwa
Senhores Ministros do Quénia; da África do Sul; da Zâmbia; de Moçambique; do Gabão; da República Democrática do Congo e de Angola
Senhores Ministros e Senhores Deputados da República do Zimbabué
Excelentíssimos Senhores Representantes
• da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), Dr H. De Haen
• da Organização Mundial de Saúde (OMS), Dr L. Sambo
Excelentíssimos Senhores Membros do Corpo Diplomático
Senhores Altos Funcionários de Estado (Secretários Permanentes)
Distintos Delegados e Observadores
Minhas Senhoras e Meus Senhores
Camaradas e Amigos

Em nome de todos os presentes, proponho e expresso um voto de agradecimento especial a Vossa Excelência. Agradecemos o acolhimento caloroso dispensado aos delegados vindos do exterior do Zimbabué que nos visitaram.

Agradecemos a Vossa Excelência os seus sábios conselhos e orientações sobre o que devemos fazer nestes próximos dias em que estamos reunidos na Conferência, a saber:

“Não devemos apenas trocar e partilhar informações e experiências, mas também dotarmo-nos de acções viáveis, práticas e realistas, que contribuam para aumentar a inocuidade dos alimentos consumidos nos nossos países”.

O que significa antes de mais nada que os agricultores devem produzir as suas culturas e criar o seu gado da forma mais adequada, tendo em conta que algumas novas tecnologias não são correctas (organismos modificados e doenças dos animais como a doença das vacas loucas); Vossa Excelência observou também que, do ponto de vista da saúde e da inocuidade dos alimentos, a venda ambulante de alimentos só é aceitável desde que sejam tidos em consideração os perigos para o consumidor.

Agradecemos também a Vossa Excelência por ter reivindicado aos anglo-saxões os nossos direitos à terra e a outros recursos naturais, como o disse na sua entrevista à CNN Internacional, difundida a 1 e 2 de Outubro de 2005.

A posição que tomou em nome do Zimbabué, da África e dos oprimidos em geral lançou as bases a partir das quais traçaremos o nosso destino e produziremos alimentos seguros e saudáveis no Continente Africano.

A sua liderança é muito apreciada. Estamos gratos a Vossa Excelência por ter reservado na sua agenda tão preenchida algum tempo para estar aqui connosco.

Desejamos a Vossa Excelência a continuação da sua boa saúde, energia e determinação.

Apresento também os meus agradecimentos a todos os que discursaram e a todos os que estiveram presentes nesta cerimónia oficial de abertura da nossa Conferência Regional.

E finalmente, mas não menos importante, agradeço a todos os trabalhadores, varredores, motoristas, cozinheiros e organizadores que contribuíram para o nosso conforto no dia de hoje e nos próximos dias e para que a nossa Conferência Regional seja um grande êxito.

Mais uma vez, o nosso muito obrigado a Vossa Excelência.


Previous Page Top of Page Next Page